You are currently viewing Finanças  em dia durante a pandemia?

Finanças em dia durante a pandemia?

Finanças em dia durante a pandemia? O momento atual está exigindo de muitos um alto nível de controle sobre as finanças. Com a crise causada pela pandemia, muitos estão vendo a redução no movimento de clientes, queda de faturamento, redução da produção, entre outras questões que os pegaram de surpresa. 

Portanto, a boa gestão das finanças deve ser visto agora como uma obrigação. Pois, neste momento façam uma análise de todos os gastos e entendam o que pode reduzir, negociar ou investir. 

Dessa forma, a consultora de gestão financeira e diretora da Gontijo Soluções, Georgiane Gontijo, explica que é importante observar, pois, sempre é possível retirar algo bom mesmo de momentos ruins. Pois, quando a situação financeira da empresa não vai bem, a saúde e bem-estar de todos também ficam ruins e prejudica o engajamento no trabalho. Portanto, alguns pontos importantes para analisar são: 

Finanças em dia durante a pandemia? Estabeleça um novo orçamento e preveja o cenário:

O controle financeiro é fundamental para você poder entender de onde vem todos os gastos. Só assim você consegue definir o que fazer daquele momento para frente e tomar decisões mais assertivas. Além disso, neste novo orçamento, faça previsões futuras do que você pode ou não gastar. 

Determine metas para economizar:

A CNDL realizou uma pesquisa em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e, pelo segundo ano consecutivo, a principal meta dos respondentes foi guardar dinheiro (49%). Quando planos são definidos, é possível mensurar a quantidade necessária para determinado projeto. Por isso, anote tudo e veja o quanto pode guardar por mês. 

Busque alternativas para faturar:

Procure não olhar apenas o lado negativo da crise. Pense em oportunidades que este momento desafiador pode oferecer. Os hábitos vão mudando e pode-se mudar junto com eles para atender o cliente da melhor forma. Busque entender o que o seu cliente precisa naquele momento e se adapte para entregar o melhor produto e/ou serviço. 

Acompanhe o progresso:

Não adianta muita coisa se você fizer um planejamento, traçar metas e guardá-lo na gaveta. É preciso acompanhar o que foi planejado e como está caminhando para alcançar os objetivos. Por isso, defina um dia do mês para analisar todo o progresso, veja quanto falta para chegar no objetivo e se algo precisa ser ajustado.

Tudo é questão de planejar e quando se coloca no papel fica mais claro entender onde está errando e qual caminho seguir. Conte também com a ajuda de profissionais especializados, pois eles têm uma visão mais imparcial do seu negócio e poderão te ajudar a traçar objetivos concretos. 

Quer saber mais sobre o assunto?

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário