Como gerenciar a folha de pagamento da empresa?

Como gerenciar a folha de pagamento da empresa?

Antes de tudo, é importante que você saiba que a folha de pagamento é uma obrigação legal de qualquer empresa que tenha funcionários! Afinal, é ali que você registra as informações contábeis e trabalhistas que serão a base do cálculo para o pagamento recebido pelos funcionários. Você sabe como gerenciar a folha de pagamento da empresa?

Saber como gerenciar a folha de pagamento da empresa é crucial para evitar problemas futuros, como as ações trabalhistas. Além disso, o ato permite que você pague justamente todas as pessoas que ajudam seu negócio a sobreviver. 

Se você está tendo problemas com sua folha de pagamento, não se preocupe. No texto de hoje, nós iremos explicar o que precisa constar nesse documento e como fazer a gestão da melhor forma possível. Então, nos acompanhe até o final e tenha uma boa leitura!

O que precisa constar na folha de pagamento?

Você não precisa seguir algum modelo exato do documento. Contudo, é necessário registrar algumas informações obrigatórias, como mostraremos a seguir:

  • Dados da empresa;
  • Dados do funcionário;
  • Número de dias trabalhados;
  • Descontos;
  • Valor líquido do pagamento;
  • Valor bruto do pagamento;
  • Benefícios;
  • Forma e prazo de pagamento;
  • Frequência;
  • Horas extras.

Afinal, como gerenciar a folha de pagamento da empresa?

Agora que você sabe o que não pode faltar na folha de pagamento, atente-se para as dicas abaixo e veja algumas dicas de como fazer a gestão do jeito certo.

1- Não esqueça de atualizar a folha de pagamento

Existem diversas informações na folha de pagamento que podem sofrer mudanças com o tempo, como os dados do colaborador (estado civil, número de dependentes etc) e a legislação trabalhista, por exemplo.

 Mantenha sempre a folha de pagamento atualizada para que você não tenha problemas nas plataformas do governo. Afinal, um desacordo de informações pode atrapalhar o cumprimento de suas obrigações dentro do prazo.

2- Tenha uma estrutura de cargos

Ter uma estrutura de cargos tanto facilita quanto agiliza os cálculos da folha de pagamento. Crie normas internas para guiar a gestão de seus funcionárioss, ou seja, que as posições dos profissionais sejam bem definidas, para que o pagamento seja feito justamente, assim como as outras taxas que compõem o pagamento total.

3- Certifique-se de que o ponto seja bem registrado

A folha de pagamento tem base na frequência do trabalhador, ou seja, na sua jornada. Falando nisso, toda empresa com mais de 20 funcionários precisa ter um sistema de ponto registrado. Isso significa que você precisa ter um controle muito bom do ponto e um sistema que seja eficiente na hora de medir a frequência, para que o pagamento seja calculada corretamente.

4- Tenha uma conta própria para a folha de pagamento

Uma conta bancária dedicada apenas à folha de pagamento também agiliza muito o gerenciamento deste documento. Isso porque fica muito mais fácil controlar cada pagamento. Além disso, você pode ter uma noção bem mais realista dos custos que envolvem seus colaboradores.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer a gestão da folha de pagamento da empresa? Você pode contratar uma assessoria financeira para facilitar muito a sua vida e lhe deixar mais tranquilo. Assim, você aprende com quem tem experiência nas melhores estratégias de gestão financeira.

A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal que já tem muitos clientes satisfeitos que tiveram suas finanças transformadas e suas empresas evoluídas. Pode contar com seus serviços e soluções para turbinar seus negócios!

Entre no site e conheça melhor todos os serviços!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário