Como fazer um fluxo de caixa correto?

Como fazer um fluxo de caixa correto?

O fluxo de caixa é uma ferramenta crucial para a saúde financeira de qualquer empresa. Mesmo assim, muitos gestores a subestimam e por isso deixam de usá-la da forma correta. Acredite, você precisa ir além da superfície. Voce sabe Como fazer um fluxo de caixa correto?

É imprescindível entender que o gestor precisa controlar o fluxo de caixa diariamente, mantendo-o atualizado sempre. Para isso, você necessita de algumas informações vitais e dicas práticas.

Pensando nisso, nós decidimos explicar melhor o que é o fluxo de caixa, para que ele serve, a sua relação com o controle de caixa, e quais são os principais passos para fazer um fluxo de caixa da melhor forma possível. Então, nos acompanhe até o final!

O que é o fluxo de caixa? Para que ele serve?

            Podemos dizer que o fluxo de caixa é uma das maiores ferramentas de controle financeiro da empresa. É a partir dele que o gestor mantém o registro de toda a entrada e saída em um período de tempo estabelecido.

            Resumidamente, o fluxo de caixa é um indicador formado pelas receitas e despesas da empresa que entram e saem por qualquer motivo que seja. Isso faz com que ele mostre com uma ótima precisão o cenário financeiro daquele período.

            Dessa forma, é possível falar que o fluxo de caixa serve para que o gestor tenha um maior controle dos passos financeiros da organização. Afinal, é através dele que você pode realizar uma avaliação poderosa e tomar decisões assertivas sobre os recursos, investimentos e todo o planejamento financeiro.

Qual é a relação entre fluxo de caixa e controle de caixa?

            Diversos profissionais ficam confusos sobre os dois termos, achando que são a mesma coisa. Contudo, apesar de serem instrumentos similares, os seus objetivos são diferentes.

            O controle de caixa tem como objetivo registrar as movimentações financeiras do empreendimento, apontando qual é o saldo presente. Por outro lado, o fluxo de caixa também serve para registrar, mas além disso, ele também tem o objetivo de “prever” as entradas e as saídas, ajudando no planejamento dos próximos períodos.

Passo a passo para fazer um fluxo de caixa correto

            Confira a seguir os principais passos para conseguir realizar um bom fluxo de caixa:

Apure o saldo da empresa:

Como primeiro passo, é importantíssimo apurar tudo aquilo que sua empresa tem no caixa. Aproveite para definir qual é o período de apuração e avaliação;

Defina suas despesas:

Faça uma lista com todos os custos fixos e variáveis da empresa, como luz, aluguel, remuneração, água, impostos, etc. Com relação aos custos variáveis, tente fazer uma previsão do que geralmente é preciso gastar;

Registre e categorize as entradas e saídas:

Sua vida pode ser muito facil se você categorizar as receitas e as despesas para especificar e assim melhorar a organização. Depois disso, você já pode registrar todas as entradas e saídas, incluindo aquelas entradas em prazo e as previsões;

Revise as contas bancárias:

Este é um passo muito esquecido por vários gestores, mas é de extrema importância. Você deve verificar a quantidade de dinheiro na conta empresarial e comparar com os registros do caixa para ver se eles batem ou se existe alguma divergência;

Contrate assessoria especializada:

Logicamente, depois dos passos acima, você já pode realizar melhor o controle, plano, estratégias e tomada de decisões. Contudo, é compreensível que os gestores cometam erros ao gerir o fluxo de caixa. Afinal, eles já têm muitas coisas para pensar e decidir. Por isso, uma ótima dica é contratar uma empresa especialista em assessoria e consultoria financeira. Assim, você tem orientações valiosas sobre gestão, estratégia e planejamento.

            A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira. Seus profissionais analisam os números de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.

            A Gontijo já tem muitos clientes satisfeitos que tiveram suas finanças recuperadas e seus empresas evoluídas. Pode contar com seus serviços e soluções para turbinar seus negócios!

            Entre no site e conheça melhor todos os serviços oferecidos!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário