3 erros de gestão financeira no varejo

3 erros de gestão financeira no varejo

 

Antes de mais nada, só os varejistas sabem o quão competitivo e difícil a vida deles é. Por isso, ter uma ótima gestão financeira é essencial para que seu varejo seja bem-sucedido. Como gestor, você precisa portanto, saber como controlar todas as transações que acontecem nos mínimos detalhes, em especial no contexto  atual. Hoje trouxemos um artigo especial pra você : 3 erros de gestão financeira no varejo.

Dessa forma, para caprichar na gestão do seu varejo, você tem que conferir alguns pontos específicos, como os valores de aluguel das máquinas de cartão de crédito, as vendas, bem como, as taxas dos métodos de pagamento, entre outros.

Pois, por haver tantas informações e dados é comum cometer erros,  se estamos falando de empresarios iniciantes. Por isso, se você quer saber quais são as principais ações erradas e como evitá-las, por isso, continue lendo até o final!

Veja abaixo os 3 erros de gestão financeira no varejo

Antes de mais nada, os erros que iremos citar a seguir acontecem com frequência em varejo e em outros tipos de empresas também, vale lembrar. Porém, a verdade é que negócios de todos os tamanhos podem acabar fechando por erros de gestão financeira. Então, por isso, fique atento com os tópicos abaixo:

1- Desorganização do fluxo de caixa, um dos 3 erros de gestão financeira no varejo

Em primeiro lugar, você tem o hábito de falar “depois eu registro isso” e aí acaba esquecendo o que tinha de registrar? Isso pode gerar uma bola de neve gigante! 

Por isso, não ter controle sobre o fluxo de caixa de sua empresa é um sinal assustador de que as coisas podem entrar em decadência. Isso porque, não saber  quanto entra e quanto sai pode gerar dívidas.

Por isso, uma dica é  fazer essa tarefa com alguma ferramenta online. Busque sempre inovar os seus processos financeiros para não se descontrolar.

2- Misturar finanças pessoais com finanças empresariais

Acredite, pois, este é um dos erros mais comuns entre os empresários – tanto os novatos quanto os experientes. Por isso, muitos acham portanto, que não vão se enrolar se manterem tanto o dinheiro pessoal quanto empresarial na mesma conta.

No entanto, porém, eles se arrependem disso eventualmente quando percebem a bagunça e a falta de controle geradas por essa decisão. 

Todavia, quem faz isso geralmente não sabe exatamente quanto dinheiro tem disponível para sua empresa pois, está tudo misturado, ou acha que tudo bem sair pegando emprestado grana empresarial para usar na sua vida pessoal, mas depois não consegue medir o prejuízo.

Por outro lado, o certo é criar um pró-labore (remuneração dos gestores) e separar as finanças pessoais das empresariais em contas diferentes. Dessa forma, o controle fica muito melhor e você evita perder dinheiro por motivos de bagunça.

3- Problemas no estoque

Portanto, se você tem muito produto parado no estoque, você certamente está perdendo muito dinheiro. Dessa forma, portanto, faça um controle pesado em seu estoque e capriche no inventário. Pois, isso faz com que você evite acumular a mercadoria que não vende muito e a investir nos produtos que vendem mais.

É compreensível que os varejistas cometam erros financeiros que prejudiquem seus negócios. Afinal, eles já têm muitas coisas para pensar e decidir. Por isso, uma ótima dica é contratar uma empresa especializada em assessoria e consultoria financeira.

Esse tipo de empresa já tem muita experiência em ajudar empreendimentos a alcançarem seus objetivos e turbinarem seus negócios. Portanto, dessa forma, você pode focar no que mais lhe interessa enquanto recebe a melhor consultoria para controlar as suas finanças e começar o empreendimento com a bola toda.

A Gontijo Soluções é por isso, uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Porque, seus profissionais analisam os números de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.

A Gontijo já tem portanto, muitos clientes satisfeitos que tiveram suas finanças recuperadas e seus empreendimentos evoluídos. Pode contar com seus serviços e soluções para turbinar seus negócios!

Por fim, agende uma visita conosco! 

Deixe um comentário