O que faz uma empresa falir?

O que faz uma empresa falir?

O fluxo de caixa é uma das maiores ferramentas de controle financeiro da empresa. Por isso hoje você vai conhecer o que faz uma empresa falir?

      

         .

Desconhecer seus gastos

Ter valores despendidos dentro de uma empresa apenas como saída pode trazer sérios problemas de interpretação e planejamento no futuro. O ideal é criar categorias que permitam a visualização de valores como despesas, desperdícios, custos e entre outros.

Você pode controlar seu fluxo de caixa de diversas maneirar, como por meio de programas específicos ou por planilhas. O principal é que os dados estejam organizados de maneira coerente, separando os gastos e receitas criando categorias.

Comprar à vista e vender a prazo

É importantíssimo estar atento ao prazo na hora da negociação. O aconselhado é comprar a matéria-prima ou produto, com o prazo de pagamento maior do que o prazo dado no recebimento de seu cliente, pois assim você pode pagar seu fornecedor e cobrir seus custos.

Por isso, nunca deixe de controlar os custos de sua empresa. Pois, os custos fixos e variáveis são a base para formulação do preço de venda. Se os custos aumentarem, seu preço precisa aumentar, arriscando que seu faturamento venha a cair.

O que faz uma empresa falir? Não separar pessoal e profissional

Este é, provavelmente, um dos erros mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes: misturar as contas pessoais com as contas da empresa.

Inicialmente, é comum que a princípio, o próprio dono da empresa cuide das finanças de seu negócio. Porém, é preciso ter de maturidade e saber separar suas obrigações pessoais e as da empresa.  Porque, suas contas pessoais não devem interferir na conta da sua empresa e vice-versa.

Uma dica importante é entender que o caixa da empresa não é sua conta bancária e que não está disponível para saques quando você precisar. Portanto, estabeleça um valor fixo para o pró-labore e inclua-o no planejamento mensal do fluxo de caixa.

Contar com dinheiro que ainda não entrou

Esta é outra situação que ocorre muito em empresas, mas o relatório do fluxo de caixa reune dados reais. Não permitindo que valores que ainda não entraram sejam inseridos nele. Jamais lance valores que não estão em caixa.

Um exemplo é o lançamento de vendas parceladas. Se a venda for feita em quatro parcelas, não se pode lançar o recebimento das parcelas antes de ter recebido o valor.

Tenha em mente que nem sempre o valor concernente ao faturamento é o valor que entrará no caixa.

Não procurar ajuda

Muitas das vezes fazer o fluxo de caixa não é uma tarefa tão simples. É compreensível que os gestores cometam erros ao gerir o fluxo de caixa. Afinal, eles já têm muitas coisas para pensar e decidir.

Por isso, contratar uma empresa especializada em assessoria e consultoria financeira é uma ótima dica. Porque, assim, você tem orientações valiosas sobre gestão, estratégia e planejamento. A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Pois, seus profissionais analisam os números de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.      

  Por fim, entre em contato conosco, conheça melhor todos os serviços oferecidos e trilhe seu caminho rumo ao sucesso financeiro de sua empresa!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário