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Como prevenir a inadimplência?

Que o covid 19 gerou uma crise econômica mundial, não é novidade. Infelizmente, muitas empresas (tanto grandes quanto pequenas) tiveram que fechar suas portas ou reduzir as suas atividades para conseguir lidar com esse período caótico. Por conta disso, muitos empresários acabam sofrendo com a inadimplência de seus clientes, e, nesse cenário, como prevenir a inadimplencia?

            Dessa forma, nós preparamos este texto para que você saiba as principais formas de evitar que a inadimplência dos clientes atrapalhe a sua vida e saúde financeira. Então, fique conosco até o final para aprender bem.

Confira abaixo 4 maneiras de prevenir a inadimplência

            Vale lembrar que as dicas que daremos a seguir não são infalíveis, ou seja, imprevistos podem surgir para prejudicar os planos. Mesmo assim, as maneiras a seguir podem ajudar muito na hora de evitar os problemas de inadimplência. Veja:

            1- Dê bônus aos bons pagadores

            Clientes adoram receber bônus e benefícios! Por isso, você pode oferecê-los para aqueles que não atrasam as contas. Dê descontos ou crie algum programa de pontos, deixando explícito que apenas os clientes que pagam em dia poderão recebê-los.

Com essa estratégia, todos ficam felizes: os clientes ganham benefícios que os incentivam a confiarem e serem fiéis à empresa enquanto os empresarios recebem o dinheiro em dia.

2- Faça uso de contratos

Essa dica é particularmente boa para empresas que lidam com serviços ou produtos de alto valor. Através do contrato, você pode estipular regras valiosas que evitam a inadimplência. Por exemplo, pode determinar multas caso haja atraso. Assim, com algo oficial e assinado por ambas as partes, o cliente dificilmente pensará em quebrá-lo.

3- Mande um e-mail com lembrete sobre a data de vencimento

Cuidado! Estamos falando de um lembrete e não de uma cobrança. É muito importante que o e-mail mantenha um tom gentil e leve, não seco ou ameaçador. Avise-o que a data de vencimento está próxima de forma impessoal, para que a pessoa não sinta vergonha.

4- Não seja muito resistente a negociações

É possível que até os bons clientes precisem atrasar o pagamento eventual. Assim, ser resistente a negociações e novos acordos pode não ser uma escolha muito boa. Procure sempre conversar e se mostrar preocupado com o cliente.

Vale a pena negociar condições benéficas e demonstrar empatia. Desse modo, o cliente não apenas paga a dívida como também passa a confiar mais na sua marca.

O que achou das dicas? Viu como não é tão difícil tentar evitar a inadimplência dos clientes? Em muitas ocasiões, é preciso ter calma e consideração. Além disso, contar com pessoas que têm experiência em gestão financeira também é essencial para tomar boas decisões.

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