4 KPI’s financeiros vitais para sua empresa!

4 KPI’s financeiros vitais para sua empresa!

Para otimizar a sua gestão financeira e afiar as suas estratégias, é preciso de ferramentas que ajudem a mostrar um panorama amplo e completo das finanças de sua empresa. É por isso que grandes gestores utilizam os KPI’s. Hoje você vai conhecer quais são os 4 KPI’s financeiros vitais para a sua empresa.

            Os KPI’s financeiros são essenciais para que você acompanhe com detalhes a situação financeira do seu negócio e assim possa adaptar todo o seu planejamento estratégico da melhor forma possível.

           

O que são os KPI’s?

            KPI’s (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho).

Sendo assim, como o próprio nome explicita bem, são os indicadores de valores quantitativos que medem os principais processos dentro da empresa.

            Isso significa que eles são cruciais para a criação de estratégias na gestão financeira (e de outras áreas também) de qualquer empreendimento. Afinal, esses indicadores são poderosos na hora de elevar o gerenciamento da taxa de desempenho e o sucesso das ações aplicadas.

            Os KPI’s possibilitam aos gestores um maior entendimento sobre o caminho das estratégias. E ainda auxiliam na hora de traçar metas que sejam realmente realizáveis e coerentes com a situação do seu negócio.

Veja a seguir 4 KPI’s financeiros vitais para a sua empresa!

            Agora que você já sabe o que são os KPI’s e para que eles servem. Está na hora de conhecer os principais para manter a sua empresa financeiramente saudável. Confira abaixo:

            1- Faturamento, um dos 4 KPI’s financeiros vitais para a sua empresa.

            O faturamento é um dos indicadores mais importantes para a gestão financeira da sua empresa. Portanto, para calculá-lo, basta somar todos os valores obtidos com as vendas de serviços ou produtos em um período estabelecido, mensal ou anual.

           

            2- Ponto de equilíbrio

            Este KPI indica o ponto em que a receita líquida da empresa é exatamente igual à soma das despesas e custos, o que significa que o lucro líquido é igual a zero. Ele é importante porque mostra quanto a empresa precisa vender para arcar com seus processos sem nenhum prejuízo financeiro.

            Porém, o ponto de equilíbrio em si não é a meta, já que o lucro líquido é zero, mas ele é ótimo para os gestores descobrirem quando o empreendimento irá começar a gerar lucro.

Para calculá-lo portanto, é preciso dividir os custos e despesas fixas pela margem de contribuição.

            3- Endividamento

            Este indicador não pode faltar na sua gestão financeira! Afinal, ele serve para mostrar qual é o nível de endividamento da empresa diante de bancos, parceiros, fornecedores, etc.

Para saber esse número, é preciso dividir o total de passivos pelo total de ativos e depois multiplicar por 100. Quanto maior for o percentual, maior será o endividamento.

            4- Margem de lucro

            Este KPI nada mais é do que a porcentagem aplicada pelo empreendedor aos custos totais do produto ou serviço, estabelecendo a expectativa do lucro sobre cada uma das vendas.

            Ele é necessário para a formação dos preços, pois aponta se o valor do produto irá cobrir os custos e se estará dentro do preço médio usado pelo segmento em questão.

            É importante calcular tanto a margem de lucro bruta quanto líquida. Para o primeiro, basta dividir o lucro líquido pela receita líquida e dividir o resultado por 100. Já o outro se calcula através da divisão do lucro bruto pela receita líquida, multiplicando o valor por 100.

            Existem ainda muitas outras KPI’s essenciais para seus negócios e diversos outros cálculos necessários para manter as suas finanças saudáveis. Aprender todas pode ser algo extremamente difícil.

A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os resultados de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.

            Entre no nosso site e conheça melhor nossos serviços!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário