Como reduzir a burocracia na empresa?

Como reduzir a burocracia na empresa?

De antemão,todos conhecem e já lidaram com alguma burocracia na vida. Dados do IBPT mostram que as empresas brasileiras gastam cerca de duas mil horas somente lidando com papelada tributária. Além disso, a pesquisa também aponta que os recursos e tempo gastos para organizar a área tributária das empresas custam por volta de 1,5% da renda anual. Sendo assim, como reduzir a burocracia na empresa?

O que é burocracia?

          Inicialmente, significa algo positivo, um conjunto de regras práticas que precisam ser cumpridas para que o trabalho seja eficaz. Porém, quando o excesso e má aplicação dessas regras causam demora nos processos, temos um problema.

Além disso, existe também aquela interna, que causa muita dor de cabeça nos gestores. Em geral, ela ocorre pois, pouca automaçao e excesso de rigidez nos processos, uso de muito papel, e etapas que não funcionam mais tão bem quanto antes.

Veja abaixo 4 dicas de como reduzir a burocracia na empresa

            Agora sim podemos apontar algumas dicas importantes para que você saiba como reduzir a burocracia na empresa. Confira a seguir:

            1- Não guarde todo o poder para si mesmo:

Antes de mais nada, é essencial que o líder acompanhe os processos, mas ele não precisa ser o único a tomar decisões. Dê autonomia para cada setor, porque, assim, eles podem tomar decisões mais rápidas e você evita demoras no resultado.

            2- Aproveite a automação:

Não esqueça de usar as tecnologias que existem atualmente para facilitar os processos! Pois, softwares contabeis realizam atividades automaticamente.

            3- Revise seus resultados e processos:

Faça uma análise dos resultados e de como eles ocorrem, percorra todo o caminho de volta e veja o que precisa mudar e o que pode ser atualizado para eliminar a burocracia.

            4- Tenha uma assessoria financeira:

Por fim, os assessores financeiros têm experiência em ajudar empresas a alcançar seus objetivos com as melhores soluções. A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Pois, seus profissionais analisam os números da sua empresa e juntos definem estratégias para que dessa forma, ela continue avançando.

 Por isso, entre no site e conheça por fim, todos os serviços oferecidos!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário