Como dar descontos na Black Friday sem prejudicar seus lucros?

Como dar descontos na Black Friday sem prejudicar seus lucros?

A Black Friday está chegando! Isso significa que tanto os empresários quanto os clientes estão se preparando para aproveitar bem a data. É um momento que pode dar muito certo ou muito errado. Por isso, existem muitos receios e inseguranças.

Para os clientes, o receio está em comprar produtos com descontos falsos, como a famosa “metade do dobro”. Para os empresários, o receio é dar descontos e prejudicar o faturamento. De fato, isso pode ocorrer, principalmente com empreendedores iniciantes em sua primeira Black Friday.

Pensando nisso, nós decidimos preparar o texto de hoje. Aqui você irá saber como dar bons descontos sem se prejudicar e quais são as melhores formas de vender bem na Black Friday. Então, continue até o final para descobrir tudo. 

Boa leitura!

É possível dar descontos na Black Friday sem prejudicar seus lucros?

Sim! Com certeza. Dessa forma, muitos fazem e você pode fazer também. Para isso, é preciso considerar diversos fatores cruciais, como objetivos, concorrência e os produtos a serem vendidos com desconto.

Por outro lado, com relação aos objetivos, pense de forma mais ampla e responda a algumas perguntas. O que você deseja na sua estratégia da Black Friday? Somente aumentar o número de vendas do mês e elevar o faturamento? Recuperar os possíveis clientes que não completaram as compras? Ou esvaziar o seu estoque? 

Sobre a concorrência, você precisa fazer uma análise de mercado desse período. Além disso, faça observações de concorrentes específicos para ver como eles estão se preparando para a data e o que eles estão planejando. Assim, você descobre se os seus preços estão abaixo, na média ou acima do mercado, bem como outros valores das compras, como o frete. 

É importante também selecionar os produtos corretos a terem descontos. Faça um levantamento para ver quais são os mais vendidos e qual é a necessidade dos produtos na vida do cliente. As estratégias de marketing também são muito importantes na hora de decidir os descontos.

Outro ponto importante é calcular a margem de lucro do produto que deseja vender na Black Friday.

Afinal, quais são as melhores formas de vender bem na Black Friday?

Por fim, agora que você entende melhor o que considerar na hora de dar descontos na Black Friday, é importante ver quais são as formas mais indicadas de oferecer descontos que sejam benéficos para os clientes e para a sua empresa. Confira:

  • Desconto progressivo: esta forma é excelente para estimular mais compras e liquidar o estoque. Nela, o cliente que tem um produto no carrinho é incentivado por uma promoção especial a adicionar outros produtos similares ao carrinho para conseguir um desconto a mais. Quanto mais produtos, maior é o desconto.
  • Cupom de primeira compra: você pode ter esse método de desconto o ano inteiro, mas na Black Friday é interessante aumentar o desconto para que novos clientes conheçam a sua loja e seus produtos.
  • Maiores descontos em produtos pouco vendidos: sabe aqueles produtos que não saem muito e estão parados? Coloque grandes descontos neles para impulsionar a sua venda.
  • Descontos para clientes fiéis: é muito importante fidelizar os clientes e continuar investindo naqueles que já são fiéis. Por isso, oferecer descontos exclusivos para eles na Black Friday é uma ótima opção.

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre como precificar e dar descontos na Black Friday sem prejudicar seus lucros, você pode contratar uma assessoria financeira. Assim, você aprende com quem tem experiência nas melhores estratégias de gestão financeira.

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