8 termos financeiros que você precisa conhecer!

8 termos financeiros que você precisa conhecer!

Criar uma empresa é difícil, mas saber como fazer a gestão é mais complicado ainda. A gestão financeira é um dos pontos essenciais para qualquer gestor. Afinal, sem uma boa gestão, a empresa pode acabar fechando as portas. No texto de hoje, nós iremos apresentar 8 termos financeiros que você precisa conhecer!

  Então, fique conosco até o final para aprender os termos vitais para a melhor gestão de sua empresa!

Veja 8 termos financeiros que você precisa conhecer

            A seguir, você irá conhecer termos da área de finanças que são necessários para que você tenha mais controle, noção e eficácia nas suas atividades dentro da empresa. Confira tudo

DRE:

A DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício e é um documento contábil obrigatório, que tem como fim detalhar as operações realizadas na empresa em um período de tempo. A DRE serve como uma forma de ver os lucros e prejuízos da empresa no período em questão.

Pró-labore:

O pró-labore representa o “salário” dos sócios da empresa, ou seja, o preço fica pelas horas trabalhadas na gestão do negócio.

Capital de giro:

São os recursos disponíveis no caixa da empresa para manter os negócios tempos complicados ou situações de improviso.

Fluxo de caixa projetado:

O fluxo de caixa projetado é projeção de entradas e saídas da empresa com base nos dados registrados. É uma ótima função para os gestores pois os ajuda a conseguir identificar situações de risco ou, possíveis falhas.

Lançamentos contábeis:

São todos os registros de fatos contábeis que ocorrem na empresa, ou seja, os ativos, passivos, despesas e receitas do negócio que acontecem em um período de tempo definido.

NFE:

A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo padronizar os documentos fiscais do Brasil. Através dela, você pode emitir notas fiscais de serviços ou produtos vendidos. A NFE é obrigatória para todas as empresas, menos para MEI em alguns casos.

Faturamento:

É um indicador essencial; para calculá-lo, basta somar todos os valores obtidos com as vendas de serviços ou produtos em um período estabelecido, mensal ou anual.

Margem de lucro:

É a porcentagem aplicada pelo empreendedor aos custos totais do produto ou serviço por fim, estabelecendo a expectativa do lucro sobre cada uma das vendas. É importante portanto, calcular tanto a margem de lucro bruta quanto líquida. Para o primeiro, basta dividir o lucro líquido pela receita líquida e dividir o resultado por 100. Por outro lado, o outro se calcula através da divisão do lucro bruto pela receita líquida, x finalmente, o valor por 100.

            Existem ainda, entretanto, muitos outros termos financeiros importantes para você aprender. Por isso, o mais indicado é contratar uma assessoria financeira que lhe acompanhe nessa jornada de sucesso pois, somente assim, você obterá sucesso completo..

            A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal, pois, seus profissionais analisam os números de seu negpicio e juntos definem estratégias para que ele continue avançando. Entre no site e conheça melhor todos os serviços oferecidos!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário