Qual é a diferença entre despesa, gasto e custo?

Qual é a diferença entre despesa, gasto e custo?

Você sabe Qual é a diferença entre despesa, gasto e custo? Antes de tomar qualquer decisão financeira, você precisa primeiro entender qual é a diferença entre três termos básicos. Não tem como fazer uma boa gestão financeira sem saber bem a definição de cada um dos termos acima.

            Primeiramente, é preciso entender que todos os três são desembolsos de caixa, que por sua vez é o termo usado para designar tudo que retira dinheiro ou fundo monetário de uma empresa.

          

            Então, continue conosco até o final para aprender certinho a definição de cada termo e todo seu contexto!

O que é despesa? Qual a diferença entre despesa, gasto e custo?

            A despesa é tudo o que você precisa desembolsar para manter o fluxo dos negócios. Como exemplo, temos: salários, aluguel, comissões, energia, telefone, publicidade, entre diversos outros.

            Dentro das despesas, existem aquelas que são fixas e as que são variáveis. As despesas fixas são aquelas que não sofrem alterações por conta da produção dos serviços ou produtos, ou seja, são as mesmas todo mês. pelas vendas.

O que é o gasto?

            Em resumo, o que sai do caixa, antes de ser classificado, é considerado um gasto. Contudo, para fins contábeis, o gasto é tudo aquilo que a empresa precisa desembolsar sem estar previsto no orçamento. Então, podemos dizer que o gasto é um tipo de prejuízo financeiro originado de algum imprevisto.

            É importante ter em mente portanto, que por ter sido algo que você não esperava, o gasto não deve ser repassado ao cliente através do preço dos produtos ou serviços. Como exemplo de gastos, podemos citar: assistência técnica, empréstimos emergenciais, troca de equipamento defeituoso, etc.

O que é custo?

            O custo = desembolso diretamente ligado à produção ou aquisição dos produtos ou serviços.

Por exemplo: mão de obra, gastos de fabricação, ambiente da fabricação, matéria-prima, logística, maquinaria, entre outros.

            Os custos fixos = não variam em relação ao que é produzido por mês.

            Se a diferença entre despesa e custo ainda não ficou muito explícita para você, basta lembrar que a despesa não está ligada à produção diretamente, mas sim à administração, enquanto o custo está realmente conectado ao produto final.

            Acha que ainda sim vai fazer confusão com esses termos? Isso é compreensível, afinal, o gestor já tem muitas coisas na cabeça e pode acabar cometendo erros por esgotamento mental ou falta de atenção. Por isso, indicamos que contrate uma assessoria financeira!

            A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os números de seu negócio e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.

            Entre no site e conheça melhor todos os serviços oferecidos!

Agende uma visita conosco!

Deixe um comentário