Quando o negócio das pequenas empresas começa a evoluir, a administração se torna mais complexa. A gestão financeira em pequenas empresas é um desafio. Por isso, os empresários que faziam praticamente tudo sozinho vão começar a sentir a necessidade de delegar tarefas.
A gestão financeira não é feita apenas para grandes empresas. Pequenos negócios podem evoluir ainda mais quando têm um plano bem elaborado. Isto porque a gestão vai auxiliar na definição, execução, análise e controle de todas atividades financeiras do negócio. Como reflexo, um bom planejamento pode gerar mais lucro para a empresa.
Preparei algumas dicas de como você pode alavancar o seu negócio:
1. Na gestão financeira em pequenas empresas é um desafio separe as finanças da empresa do dinheiro particular
Empresas pequenas ainda têm o hábito de misturar as finanças e, no fim, acaba gerando confusão, pois o empresário não consegue entender o que pode ou não ser utilizado. Portanto, é bom separar pessoa física de pessoa jurídica, inclusive nos pequenos negócios.
2. Mantenha a organização
Saber sobre as suas contas é ótimo. Portanto, organize tudo para poder realizar um controle efetivo dos recursos. Isso vai garantir que você saiba melhor sobre os seus custos fixos e variáveis e como eles impactam no preço final. Assim, você consegue tomar decisões mais concretas. Além disso, mesmo que a empresa seja pequena, ter noção sobre custos, formação de preços, recursos humanos e marketing, auxilia nas tomadas de decisões.
3. Esteja preparado para crises
Crise é inevitável, no momento que estamos passando. Tudo é incerto e não sabemos como será o futuro. Portanto, saber enfrentá-las e estar preparado para isso é um grande passo. Não existe fórmula mágica, mas podemos tentar prevê-las e nos preparar antes. O mais importante é saber identificar claramente a origem do problema e, assim, definir o melhor caminho para superá-la.
4. Acompanhe os resultados
Não adianta planejar e depois não acompanhar o processo. Acompanhe sempre como as etapas estão sendo realizadas. Isso porque no meio do caminho, pode ser necessário ter que fazer algumas alterações para que consiga chegar ao final da forma que necessita. Se não acompanhar de perto você não sabe se está funcionando ou não.
Gestão financeira eficiente independe do porte da empresa. Ela não é só para a sobreviver, mas para garantir o crescimento sustentável do negócio.
Se você ainda ficou com alguma dúvida, sigo à disposição para conversarmos.
Um abraço e até a próxima semana,