Muitos empresários acham que precisam de atitudes grandiosas para aumentar a renda da empresa. Entretanto, em diversos casos, são as pequenas ações que fazem com que a empresa tenha uma renda elevada. Hoje você vai conhecer 5 dicas para melhorar a renda sem prejudicar o caixa.
Sim, isso significa que até os micro e pequenos empresários podem tomar atitudes saudáveis para impulsionar seu faturamento e sua rentabilidade. Você não precisa cometer o erro de copiar planos de grandes empresas e acabar prejudicando seu caixa no processo.
No texto de hoje, nós iremos apontar algumas ótimas maneiras de melhorar o faturamento sem precisar investir tanto dinheiro e assim quebrar seu caixa. Dessa forma, você verá que é possível ter um caixa saudável sem dar passos maiores do que suas pernas.
Antes disso, porém, é preciso relembrar que o faturamento é o montante da receita que a empresa teve em um certo período, originado das vendas de produtos ou serviços. No geral, o faturamento é um número bruto, ou seja, os custos e despesas não constam nele.
Com isso em mente, nos acompanhe até o final e boa leitura!
5 dicas para melhorar a renda sem prejudicar o caixa
1- Conheça melhor seus clientes e aproveite as oportunidades
Ao criar uma relação mais próxima com seus clientes, você ganha um grande conhecimento ! Além de poder criar estratégias de fidelização, você também pode identificar novas dores e necessidades, podendo estabelecer outros produtos que consigam resolver esses problemas.
Por isso, não deixe de fazer uma persona bem detalhada com todas as características do seu cliente, assim como um mapa de empatia. Isso ajuda a aumentar o faturamento sem precisar de um grande investimento.
2- Reduza alguns custos
Certamente esta é uma das formas mais utilizadas de melhorar o faturamento sem gastar muito. Para isso, você precisará avaliar cada setor e conversar com cada responsável antes de decidir o que pode ser cortado e o que pode ser adaptado.
Além disso, você pode estabelecer um planejamento de redução dos custos fixos ao conscientizar seus funcionários para evitar o consumo excessivo de energia elétrica, por exemplo.
3- Não esqueça do seu estoque
Se você tem muito produto parado no estoque, você está perdendo muito dinheiro. Faça um controle pesado em seu estoque e capriche no inventário. Isso faz com que você evite acumular a mercadoria que não vende muito e a investir nos produtos que vendem mais.
Uma ideia para eliminar o acúmulo de produtos que pouco saem é realizar um saldão ou queima de estoque.
4- Aproveite a terceirização
Contratar funcionários é algo bem caro, pois agrega diversos outros valores além do salário. Por isso, para alguns serviços que não estejam ligados à atividade principal da empresa, você pode optar pela terceirização. É uma opção mais barata e que pode colaborar para melhorar a renda.
5- Revise os preços
Pode ser que você não esteja vendendo tanto porque, o seu preço está errado. É preciso sempre revisar e analisar os preços de seus serviços ou produtos. Calcule os custos de produção e a partir daí faça estratégias que determinem os valores limites que podem ser usados em queimas de estoque ou promoções.
Além disso, também é importante ter uma visão externa do mercado em que seu negócio está inserido. Como estão os preços dos concorrentes? O que você pode fazer para se destacar sem perder dinheiro?
Existem ainda muitas outras dicas para melhorar sua renda sem prejudicar o caixa. Quem tem uma assessoria financeira, tem uma grande vantagem. Afinal, os assessores analisam e acompanham todos os processos financeiros da empresa, para que possam oferecer as melhores soluções.
A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os números da sua empresa e, juntos definem estratégias para que ele continue avançando.