Existem alguns indicadores financeiros que são essenciais para a saúde de seu empreendimento. A margem de contribuição é um deles. Pois, serve para identificar se a empresa está gerando os recursos necessários para que as despesas sejam pagas e, ainda sobre dinheiro no caixa. Diante disso, como calcular a margem de contribuição da empresa?
Ao analisar a margem de contribuição, o gestor pode ter uma visão melhor sobre como usar os recursos disponíveis. Além disso, esse indicador também ajuda o gestor a identificar quais são os produtos ou serviços que mais geram margem na empresa e quais ajustes devem ser feitos para aumentá-la. Assim como ótimas perspectivas macro e micro.
Com certeza a margem de contribuição é uma métrica que precisa estar presente na rotina das empresas para que o gestor saiba exatamente a situação da saúde financeira de seu empreendimento.
No texto de hoje, nós iremos explicar melhor o que é a margem de contribuição, a diferença entre a margem de contribuição e de lucro, e é claro: como calculá-la. Então, nos acompanhe até o final para descobrir todas essas informações!
O que é a margem de contribuição?
A margem de contribuição é o valor que sobra da receita total gerada pelas vendas ou serviços, subtraindo-se os custos e despesas variáveis. Esse número resultante é o valor que será usado para o pagamento das contas fixas da empresa, assim como representará o possível lucro.
Você pode calcular a margem de contribuição de forma unitária (para saber qual é a margem de cada um dos produtos ou serviços) ou de forma total (levando em conta todo o faturamento da empresa em um período de tempo estabelecido).
Qual é a diferença entre margem de contribuição e margem de lucro?
Os dois indicadores têm uma relação direta, mas não são a mesma coisa e representam aspectos financeiros diferentes dentro da gestão financeira de um negócio.
Como explicamos, a margem de contribuição é o indicador que mostra o percentual do faturamento que você possui para pagar as contas fixas e o quanto resta para o lucro.
Já a margem de lucro nada mais é uma porcentagem aplicada pelo empreendedor aos custos totais do produto ou serviço. Estabelecendo a expectativa do lucro sobre cada uma das vendas.
É importante calcular tanto a margem de lucro bruta quanto líquida. Para o primeiro, basta dividir o lucro líquido pela receita líquida e dividir o resultado por 100. Já o outro se calcula através da divisão do lucro bruto pela receita líquida, multiplicando o valor por 100.
Portanto, a margem de lucro representa o quanto a empresa recebe com cada venda, enquanto a margem de contribuição expõe o quanto cada venda impacta nas atividades da empresa.
Como calcular a margem de contribuição?
Para calcular a margem de contribuição, você só precisa fazer a seguinte conta:
MC = receita total – (custos variáveis + despesas variáveis)
Despesas variáveis = alteradas pelas vendas, como as comissões dos vendedores.
Os custos nada mais são do que o desembolso diretamente ligado à produção ou aquisição dos produtos ou serviços. Já os custos variáveis são os que variam com a quantidade produzida, pois quanto mais é produzido, maior será o custo.
Parece difícil lembrar de vários cálculos e termos? Faz sentido, já que o gestor tem muitas coisas na cabeça e pode acabar cometendo erros por esgotamento mental ou falta de atenção. Por isso, indicamos que contrate uma assessoria financeira!
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