Você sabe quais os Principais objetivos de um planejamento financeiro ? O plano financeiro é uma das principais ações que deve fazer parte da sua vida. Pois, o intuito desta ferramenta é poder analisar melhor as estratégias e traçar metas e planos que sejam mais rentáveis para o seu negócio, garantindo saúde financeira e alcance de objetivos.
De antemão, um plano bem elaborado ajuda ainda a garantir o equilíbrio de entrada e saída de fundos. Com isso, você pode definir esforço, investimento, trabalho e tempo para conseguir alcançar as metas. Alguns dos objetivos de realizar um plano financeiro são por exemplo,
Principais objetivos de um planejamento financeiro : Avaliar sua situação financeira ou da empresa
Primeiramente, um dos primeiros passos do plano é entender onde você está financeiro. Portanto, uma delas é realizando uma projeção, a curto, médio e longo prazo de onde você está partindo e para onde deseja ir. Nesse objetivo você precisa entender se o seu negócio possui dívidas, se há possibilidade de negociação, qual a média de gastos, entre outros.
Portanto, neste ponto é entender como entra e sai o dinheiro para que mais à frente sejam criadas soluções reais que se encaixem ao seu estilo do seu negócio.
Entender o orçamento disponível:
Depois de avaliar todo o cenário da empresa, você tem que entender o que tem disponível para poder utilizar na realização das suas metas. É com base nesse orçamento que você vai definir projeções e criar o cronograma a ser seguido.
Principais objetivos de um planejamento financeiro : Auxilia na tomada de decisões
Por isso, sabendo o que pode ou não ser gasto fica muito mais fácil na hora de realizar as projeções que possibilitarão futuros investimentos.
Com todos os dados, você e sua consultoria financeira vão poder criar e organizar diretrizes que ajudarão a empresa ou você mesmo a crescer de maneira sustentável, evitando problemas financeiros comuns que interferem no bom funcionamento do negócio.
Além disso, vai ver como deixar uma reserva para imprevistos é fundamental. Nunca sabemos quando vamos tê-los, não é mesmo?
Cada uma delas terá um prazo, quantidade de investimento e quem é responsável por cumprir esta demanda. Tudo vai caminhando de acordo com o cronograma que você desenvolver.
Aprender a separar gastos pessoais dos da empresa:
Essa é uma premissa básica para quem deseja ter sucesso. As finanças pessoais e empresariais devem ser separadas.
Também é importante ter contas bancárias distintas. Assim, você consegue acompanhar os lançamentos, gastos e pagamentos recebidos. É uma prática simples, mas que no fim auxilia e muito na sua organização.
Agora que você já sabe a importância de um plano financeiro e como ele deve ser feito, vamos colocá-lo em prática? Se você ainda não se sente seguro para a criação de um plano, conte com a ajuda de uma assessoria. Nós da Gontijo soluções podemos te ajudar a gerenciar melhor as finanças, reduzindo riscos. A assessoria é o melhor caminho para você aprender mais sobre a área financeira.
Converse com a gente, nós podemos te ajudar!