Hoje você vai conhecer 4 dicas para ter disciplina e controlar as finanças de sua empresa. Parece algo óbvio dizer a um gestor que ele deve seguir uma série de ações para controlar as finanças de sua empresa. No entanto, muitos gestores e empresários acabam focando em outras questões e vão levando de forma solta as finanças, o que gera danos pesados no futuro.
Existem sim algumas ações eficientes que podem lhe ajudar a manter as finanças sempre sob seu controle e assim evitar que imprevistos causados por negligência apareçam. Para te ajudar nesse caminho, nós preparamos uma seleção de 4 dicas que irão colaborar bastante para sua gestão financeira!
Veja a seguir 4 dicas para controlar melhor as suas finanças empresariais!
1- Separe as contas, uma das 4 dicas para ter disciplina e controlar as finanças de sua empresa.
Este é um dos maiores erros de gestores, em especial aqueles iniciantes e com negócios em fase de crescimento.
Misturar o dinheiro destinado a sua empresa ao da sua vida pessoal é uma cilada, pois gera um descontrole no uso da grana. Por exemplo, se as contas estão misturadas ou você não tem um sistema de retirada do dinheiro, é possível que você utilize para pagar um lanche de domingo parte do dinheiro salvo para pagar colaboradores ou materiais.
Por isso, certifique-se de separar as duas contas e se for possível, realize juntamente aos sócios e outros gestores, um sistema de retirada que previna o saque descontrolado do dinheiro empresarial para uso pessoal.
2- Conheça 100% das suas despesas
Outra dica que parece óbvia, mas infelizmente não ter transparência financeira é um mal que aflige uma boa parte dos gestores. Saiba exatamente o que sai (e entra) da sua conta corrente e do seu cartão de crédito, tanto as despesas variáveis quanto as fixas.
Ao saber todas as entradas e saídas de cada mês, você passa a ter um controle maior e uma visão mais ampliada da situação. Isso também ajuda muito na hora de realizar o plano.
3- Defina o seu capital de giro
Depois de saber tudo que entra e sai da sua empresa, ou seja, após dominar o seu fluxo de caixa, é preciso estabelecer qual será o seu capital de giro.
O capital de giro é uma reserva em caixa que será composta pelas contas que fazem parte da rotina da empresa e são a base das operações do negócio, como o pagamentos, dos produtos, fornecedores, etc.
Esse capital de giro deve ser o suficiente para manter a empresa funcionando quando houver o intervalo entre o pagamento das contas e do dinheiro advindo das vendas.
4- Conte com uma consultoria especializada
É compreensível que os gestores cometam erros financeiros, afinal, eles já têm muitas coisas para pensar e decidir. Por isso, uma ótima dica é contratar uma empresa especializada em assessoria e consultoria financeira.
Esse tipo de empresa já tem muita experiência em ajudar empreendimentos a alcançarem seus objetivos e turbinarem seus negócios. Dessa forma, você pode focar no que mais lhe interessa na sua empresa enquanto recebe a melhor consultoria para controlar as suas finanças.
A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os resultados de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.
Entre no nosso site e conheça melhor nossos serviços!