O Planejamento financeiro de sucesso é uma das principais ações que devem fazer parte de qualquer plano de negócios, seja da sua empresa ou da sua vida pessoal. De antemão, com Georgiane Gontijo, diretora da Gontijo Soluções, um bom plano para o negócio vai te ajudar a:
- Estabelecer os objetivos da empresa;
- Apontar um gestão sensato do fluxo de caixa;
- Auxiliar no controle financeiro;
- Reduzir custos;
- Mitigar riscos;
- Ter processos transparentes.
Portanto, um plano de sucesso precisa seguir estes 5 passos, segundo a consultora de Gestão Financeira:
1) Planejamento financeiro de sucesso : Análise dos principais componentes do negócio:
Dessa forma, você vai entender onde sua empresa se encontra, fazendo todo um levantamento das informações financeiras. Portanto, analisar os principais indicadores do seu negócio. Algumas perguntas que pode se fazer para ajudar nesta etapa são:
- Quanto dinheiro estou recebendo e pagando?
- Quais os maiores custos?
- Onde consigo cortar custos?
- Como a concorrência pode afetar meus negócios?
Além disso, é sempre bom ter todos os documentos muito bem guardados para possíveis análises e comprovações.
2) Estabeleça objetivos e metas financeiras:
Sendo assim, depois de entender onde o seu negócio está, é hora de definir metas, onde você quer estar no futuro. Por isso, nesta etapa, é preciso avaliar e começar a estabelecer prioridades.
Aqui também você pode escolher algumas metas globais como por exemplo,
- Qual o faturamento quero atingir no próximo ano?
- Quais os meus limites de custos e despesas;
- Onde quero investir?
- Qual o lucro esperado?
3) Crie um plano de ação:
Primeiramente, você já entendeu onde seu negócio está e onde você quer chegar é hora de criar o plano de ação. Por isso, neste plano que você vai definir estratégias para que a empresa alcance os objetivos estipulados.
É importante dessa forma, ressaltar que as ações para a realização de cada objetivo precisa ser realista e compatível com o negócio. Pois, pense em como você consegue chegar naquele propósito e desenvolva um cronograma, dividindo as atividades e quem é responsável por fazer aquela ação acontecer.
Neste mesmo plano de ação você precisa entender o quanto de dinheiro está disposto a usar para atingir suas metas. É basicamente um plano financeiro onde você informa o quanto pode gastar e por quanto tempo. É mais uma forma de te auxiliar a não entrar em crises e ter imprevistos ao longo do caminho.