Lucratividade x rentabilidade: qual é a diferença? Você pode até saber o que é lucro e renda, porém, será que você sabe diferenciar um do outro? Pois, muitos gestores cometem erros básicos porque não acertam nos conceitos de cada palavra-chave.
Por isso, falando em chave, essas duas palavras na verdade são indicadores-chave de desempenho, ou seja, são essenciais para a saúde financeira de seu negócio.
É por isso que no texto de hoje nós iremos explicar o que é lucro e renda, quais são suas diferenças e outras informações importantes para lhe ajudar a botar esses conceitos em prática na hora de gerir a sua empresa.
O que é lucratividade? Lucratividade x rentabilidade: qual é a diferença?
O lucro é um indicador que demonstra o quanto uma empresa ganha em relação a tudo que recebeu. Como assim? A lucratividade apresenta a margem de lucro líquida do seu negócio. Ou seja, é a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual.
Portanto, para entender melhor, pense que a lucro representa o quanto a sua empresa ganha e o quanto é realmente fatura. Isso pois, ocorre porque, quando uma venda ocorre (seja de serviço ou produto), o preço pago pelo cliente não é 100% destinado à empresa. Afinal, existem custos de fabricação, mão de obra, transporte, impostos, etc.
Sendo assim, o lucro líquido é o valor que resta para os sócios e acionistas da empresa, ou seja, após a dedução de todas as despesas e custos que cabem ao produto ou serviço, como aquelas que citamos acima.
Por isso, que o lucro é um indicador que demonstra a eficiência operacional da empresa. Isso significa que se a lucratividade estiver boa, é porque a empresa está cobrindo seus custos e gerando bons percentuais de lucro com suas vendas.
O que é rentabilidade?
Por outro lado, a rentabilidade, por sua vez, é um indicador relacionado a um investimento inicial e o quanto de retorno ele traz para o negócio.
Qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Você já deve ter entendido as diferenças após ler os conceitos corretos de cada indicador, mas mesmo assim iremos reforçá-las.
Primeiramente, apesar de a lucratividade e a rentabilidade terem o lucro líquido como base de cálculo, a primeira o compara com o faturamento das vendas, enquanto a segunda o compara com os investimentos realizados.
De fato, existem muitos conceitos e indicadores necessários para ter uma boa gestão financeira empresarial. Não é à toa que muitos empreendedores acabam se perdendo no caminho.
A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os resultados de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.
Entre no nosso site e conheça melhor nossos serviços!