Abrir uma empresa é um momento de muita ansiedade, e apreensão. Não é para menos, pois além da burocracia inicial, o empresário precisa cuidar de vários detalhes financeiros que se não forem bem organizados logo no começo, podem gerar problemas no futuro. É por isso que hoje nós iremos apresentar 5 dicas financeiras para começar o seu negócio . Vamos lá!
Veja a seguir 5 dicas financeiras para começar o seu negócio!
Dê uma olhada abaixo e certifique-se de que você está seguindo essas dicas para que o seu negócio tenha ainda mais chances de prosperar. Confira:
1- Crie uma conta empresarial
Antes de tudo, é necessário separar a conta da empresa da conta pessoal. Acredite, este é um dos maiores erros de empresas.
Misturar o dinheiro da sua empresa ao da sua vida pessoal é uma cilada, pois gera problemas.. Por exemplo, se as contas estão misturadas ou você não tem um sistema de retirada do dinheiro, é possível que você utilize para pagar um lanche de domingo parte do dinheiro salvo para pagar pessoal ou materiais.
Por isso, certifique-se de separar as duas contas e se for possível, realize juntamente aos sócios e outros gestores, um sistema de retirada que previna o saque descontrolado do dinheiro empresarial para uso pessoal.
2- Faça um plano financeiro detalhado
Faça um laudo da situação inicial da empresa. Quanto você tem para investir? O que precisa comprar? Quais são as previsões de gastos? A partir daí determine os objetivos a serem alcançados e depois defina estratégias que façam com que os resultados desejados sejam conquistados. Além disso, dentro do plano financeiro, também é importante analisar as variáveis que podem prejudicar ou beneficiar os resultados finais, para que os gestores tomem as melhores decisões.
3- Pense bem na hora de formar os preços
Para ter uma boa formação de preços que faça com que você alcance todos os objetivos do plano, é preciso avaliar uma série de fatores.
Primeiro, você quer vender muito ou prefere vender menos, mas ter uma margem de lucro maior? Para decidir, você precisa estudar todo o laudo da empresa. Assim como, avaliar seu público-alvo, as despesas e ainda ter uma boa visão externa do negócio. Saiba o que a concorrência está fazendo.
4- Tenha uma boa relação com os fornecedores
Para empresas de primeira viagem, é comum aceitar qualquer coisa e ter medo de ser mais assertivo(a) nas negociações. Entretanto, para se certificar de que você saia com vantagens reais, seja incisivo(a) na hora de negociar os prazos de pagamento, determine critérios benéficos à sua empresa e estabeleça uma relação em que ambas as partes ganhem.
5- Chame uma consultoria especializada
Gestores iniciantes cometem erros financeiros ao abrir uma empresa. Afinal, eles já têm muitas coisas para pensar e decidir, além de toda a ansiedade. Por isso, contrate uma empresa especialista em assessoria e consultoria financeira.
Esse tipo de empresa já tem muita experiência em ajudar empresas a alcançarem seus objetivos e turbinarem seus negócios. Dessa forma, você pode focar no que mais lhe interessa enquanto recebe a melhor consultoria para controlar as suas finanças e começar a empresa com a bola toda.
A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os números de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.
Entre no site e conheça melhor todos os serviços oferecidos!