De antemão, se você está lendo este texto, sua empresa está passando por momentos difíceis. A pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que cerca de um milhão de empresas fecham por ano no país, até antes da pandemia. Está nessa situação? Continue a leitura e Tire sua empresa do vermelho hoje mesmo.
Antes de mais nada, preste atenção nas seguintes perguntas: suas dívidas estão fora de controle? Suas metas estão confusas? A sua renda está baixa? Os empréstimos são seus melhores amigos? Se respondeu sim para uma ou mais questões, é porque, a sua situação está crítica..
Tire sua empresa do vermelho hoje mesmo
Prepare-se para 4 ótimas dicas sobre como dar a volta por cima e tirar a sua empresa do vermelho! Confira tudo a seguir:
1- Use os KPI’s financeiros a seu favor
KPI’s , são os indicadores de valores que medem os principais processos dentro da empresa. Isso significa que eles são cruciais para a criação de estratégias na gestão financeira (e de outras áreas também) de qualquer empresa.
Continuando,alguns dos melhores KPI’s para sua empresa são: a margem de lucro, que é do que a % aplicada pelo empreendedor aos custos totais do produto ou serviço; o faturamento, onde você soma todos os valores obtidos com as vendas de serviços ou produtos em um período estabelecido; e o endividamento.
2- Faça um plano de redução de custos
É importante analisar todas as finanças da empresa. Bote tudo no papel (ou em planilhas e softwares) e tenha uma visão ampla, porém, detalhada, de toda a situação financeira de sua empresa.
Sendo assim, comece a fazer um plano de redução de custos, ou seja, estude quais custos você pode cortar ou reduzir para minimizar as despesas da empresa. Como você pode otimizar atividades que gastam muito? Porque, tudo isso precisa ser considerado.
3- Cuidado com os empréstimos
Antes de mais nada, pense antes de pegar um empréstimo em um lugar com poucas referências só porque as condições são vantajosas, pare e respire! Pois, se realmente precisar fazer empréstimo para quitar dívidas, então vá até o seu banco e converse sobre toda a situação.Sendo assim, ouça todas as opções deles e escolha um empréstimo que evite a necessidade de mais empréstimos futuros. E nesse interim, os bancos são mais seguros!
4- Conte com ajuda profissional
Sendo assim, quanto mais perto de fechar as portas, mais trabalho a empresa dá. É importante que você não faça tudo sozinho(a), porque, isso pode causar uma sobrecarga que irá gerar impactos ruins tanto em nível pessoal quanto empresarial.
Tire sua empresa do vermelho hoje mesmo
Por isso, uma dica de ouro é contratar uma assessoria e consultoria financeira. Os profissionais dessas empresas especializadas em finanças já têm muita experiência em ajudar empreendimentos a alcançarem seus objetivos e darem a volta por cima. Dessa maneira, você pode contar com quem mais entende do assunto e não precisa entrar em parafuso tentando resolver tudo sozinho(a).
A Gontijo Soluções é uma empresa referência em assessoria e gestão financeira empresarial e pessoal. Seus profissionais analisam os resultados de seu empreendimento e juntos definem estratégias para que ele continue avançando.
Por isso, entre no site e conheça melhor todos os serviços oferecidos!