A Black Friday está quase aqui! Se você tem uma empresa, deve estar ansioso para entregar um ótimo dia aos seus clientes para que eles o escolham em vez da concorrência. Hoje trouxemos um artigo excelente que vai te ajudar : Black Friday: como precificar seus produtos?
Engana-se quem pensa que é só escolher descontos maiores do que as lojas competidoras para ir bem na Black Friday. Na verdade, um bom gestor sabe que a precificação para essa data necessita de muito planejamento, avaliação e atenção a fatores diversos.
É por isso que no texto de hoje nós decidimos dar algumas dicas de como fazer a precificação correta de seus produtos. Dessa forma, tanto a empresa quanto os clientes irão terminar o dia satisfeitos. Então, nos acompanhe até o fim e tenha uma boa leitura!
Black Friday: como precificar seus produtos?
A seguir, iremos apontar alguns pontos importantes que você precisa avaliar antes de dar preço aos seus produtos para a Black Friday. Veja:
1- Tome cuidado com a margem de lucro
É impossível precificar de forma correta sem calcular sua margem de lucro. Ela é a % aplicada pelo empresário aos custos totais do produto ou serviço, definindo a expectativa do lucro sobre cada uma das vendas.
A margem de lucro é necessária para a precificação porque aponta se o valor do produto irá cobrir os custos e se estará dentro do preço médio usado pelo segmento em questão.
Portanto, é importante calcular tanto a margem de lucro bruta quanto líquida. Para o primeiro, basta dividir o lucro líquido pela receita líquida e dividir o resultado por 100. Por outro lado, o outro se calcula através da divisão do lucro bruto pela receita líquida, multiplicando o valor por 100.
2- Não dilua o custo fixo
É essencial não diluir o custo fixo na venda. Afinal, cada negócio terá o seu próprio custo fixo. Se a diluição ocorrer, o produto ou serviço acabará ficando com um preço muito elevado e não terá uma boa competição perante à concorrência.
3- Não dê qualquer desconto para o boleto
O boleto só é vantagem se você entrega um desconto elevado. O indicado é oferecer um baita desconto exclusivo para pagamentos à vista. Isso porque, para a sua empresa, esse tipo de pagamento causa um fluxo bem maior de caixa, mesmo que tenha um desconto no lucro final.
4 – Precifique cada produto individualmente
Por fim, não coloque preços de forma geral, procure precificar cada produto ou serviço separado. É melhor fazer isso porque existem itens com fins diferentes. Alguns produtos/serviços podem servir para atrair clientes, já outros podem ser bons para aumentar as transações e agregar na compra, servindo como complemento para a venda principal.
Se você ainda tem dúvida sobre como precificar e dar descontos na Black Friday sem prejudicar seus lucros, você pode contratar uma assessoria financeira. Assim, você aprende com quem tem experiência nas melhores estratégias de gestão financeira.
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